Se você tem a pretensão de melhorar o branding do seu negócio nos meios digitais e nos principais veículos de mídia, entenda que é necessário montar uma estratégia de comunicação eficaz com o seu público-alvo.

Isso é essencial para qualquer organização, visto que ajuda a atrair potenciais clientes e a engajá-los quanto às suas soluções, auxiliando na captação de novos consumidores e na fidelização daqueles que já figuram na sua base de vendas.

Para que você possa obter melhores resultados, preparamos um passo a passo com cinco dicas do que é preciso ter para melhorar a sua estratégia. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Um dos maiores erros das empresas, independentemente do nicho que atuam, é não saber ao certo para quem estão vendendo. A análise do público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de comunicação eficaz, sendo que, quanto mais fatores de segmentação levar em conta, mais específicas serão as campanhas de marketing.

Ter a percepção do que o seu consumidor gosta pode facilitar os processos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços, o que favorece também para que a sua empresa seja inovadora. Faça pesquisas de mercado, crie buyer personas e estabeleça qual é o caminho que o seu cliente percorre até o seu produto.

2. Tenha objetividade ao se relacionar com o cliente

Sejamos francos, quando vamos conferir algum produto em uma loja, não há nada mais desgastante e frustrante do que vendedores que não conhecem bem o produto e seus diferenciais e tentam nos enrolar com “papinho”, não é verdade? Tenha em mente que a comunicação entre o seu time de vendas e os consumidores precisa ser a mais objetiva e clara possível.

Lembrando que ir direto ao ponto não quer dizer atender com agressividade ou com um tom seco, mas estabelecer uma conversa simples e mostrar que domina o assunto. Esse é um requisito básico para qualquer organização, visto que um bom atendimento pode ser determinante para converter potenciais clientes e fidelizar os consumidores.

3. Utilize ferramentas tecnológicas para auxiliar na comunicação

Em qualquer estratégia de marketing que se preze, jamais podemos desconsiderar o uso de ferramentas tecnológicas, afinal, vivemos em uma época que respira esse tipo de assunto e os clientes valorizam empresas que se atualizam. É interessante, por exemplo, utilizar o VoIP, pois possibilita uma comunicação telefônica via web.

Outra ferramenta que faz a diferença nas estratégias das empresas, podendo ser integrado ao VoIP, é o sistema de CRM, ou seja, uma gestão de relacionamento com o consumidor. Sendo assim, é possível gerenciar melhor os dados dos clientes e oferecer um atendimento personalizado.

Por fim, valorize a comunicação via mobile, pois as pessoas estão mais conectadas à internet do que há alguns anos. Portanto, invista em um layout responsivo para o site da empresa, a fim de melhorar a identidade visual e, naturalmente, construir uma marca de valor no mercado. Além disso, a preocupação com as melhores práticas de SEO fazem a diferença na estratégia das empresas para facilitar a comunicação e engajamento com os clientes.

4. Busque canais adequados para atrair os clientes

Para chamar a atenção dos clientes deve-se analisar os melhores canais de comunicação, afinal, se ele prefere utilizar mais o Facebook, não faz sentido criar campanhas no LinkedIn. Além disso, para perfis conservadores que utilizam meios tradicionais como jornais e revistas para se informar, torna-se ideal uma boa assessoria de imprensa.

Se você efetuou uma boa segmentação de mercado e entende os aspectos comportamentais dos clientes, trabalhe a presença da sua marca em canais que estejam de acordo com o seu público. O marketing de conteúdo, por exemplo, aliado ao blog e as redes sociais, é um excelente método para atrair potenciais clientes.

5. Tenha atenção ao que os consumidores dizem

Todo processo efetuado necessita de feedbacks, a fim de identificar quais são os erros e acertos da estratégia adotada pela empresa. É de suma importância ouvir os clientes e esclarecer da melhor maneira possível suas dúvidas, observações e reclamações.

Manter um contato eficiente com o seu público é fundamental para conseguir a fidelização. Inclusive, não se esqueça dos clientes após finalizar a compra e tenha como princípio básico uma boa estrutura de pós-venda, porque assim os consumidores vão perceber que a empresa se importa com eles.

Gostou deste passo a passo sobre comunicação eficaz? Como você age no marketing da empresa que trabalha? Deixe o seu comentário no post e tire suas dúvidas para que possamos ajudar!